Falar em desafios para educação é redundante, já que esta área do conhecimento requer profissionais capazes de superar obstáculos diariamente. Quando falamos em tecnologias digitais na educação nos deparamos com situações complexas e muitas vezes sem soluções viáveis para as infindáveis realidades educacionais no Brasil. Buscamos aqui apresentar novos caminhos, com literatura de qualidade e discussões que podem agregar algum diferencial na vida profissional dos professores que aqui buscam aprimorar seus conhecimentos, principalmente no uso e aplicação das tecnologias educacionais na sua rotina didática. O mundo vive hoje transformações rápidas e de forma dinâmica, na tecnologia, nas finanças, nas relações internacionais, nos esportes, na corrida aeroespacial entre outras. Contudo a educação não fica fora deste universo, visto que está inserida através da instituição escola em todos os locais deste planeta, mas apesar disso ainda é onde as transformações mais demoraram a chegar. A questão é: Como iremos preparar alunos para o futuro se no presente ainda pensamos e fazemos coisas do passado? Não seria a escola o primeiro local onde as transformações deveriam surgir? Tais questionamentos devem ser feitos e refletidos por todos os profissionais envolvidos na educação, uma vez que não existe educação se não houver transformação do indivíduo. Convidamos todos a fazerem parte desta discussão e estudos que proporemos aqui, não no sentido de adaptarmos as mudanças, mas de sermos as mudanças que devem acontecer desde cedo no ambiente escolar. Sejam todos bem-vindos ao um novo projeto que pretende auxiliar grandes transformações na maneira de se posicionar frente as novas tecnologias aplicadas a educação.
Professores:
Henderson Tavares
Técnico em informática para internet, Graduado em Informática para a gestão de negócios, Licenciado em Informática, Especialista em Educação, Mestre em Engenharia de Computação e doutorando na mesma área pela FEEC – Unicamp – Campinas – SP. Professor de TI com experiência no ensino fundamental, médio/técnico e superior.
Emerson Rodrigo Baião
Técnico em Informática, graduado em Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Informática, graduado em Pedagogia, Especialização em Redes de Computadores e em Psicopedagogia Institucional e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação – Unicamp – Campinas – SP
Estéfano Vizconde Veraszto
Físico e Doutor em Educação Ciência e Tecnologia pela UNICAMP, com estágio na Universidade Complutense de Madrid. Professor Adjunto da UFSCar, Campus Araras. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.