Como usar a tecnologia na sala de aula?

Os alunos de hoje, convivem com dispositivos eletrônicos e sistemas de informação desde o início das suas vidas. O rádio, a televisão, o telefone, o celular e a internet, cada uma destas tecnologias fazem e fizeram nossos alunos a terem vivências diferentes na descoberta do mundo com a sua presença ao redor. Desta forma, as crianças e adolescentes aprenderam a lidar diretamente  com a tecnologia ao mesmo momento em que se relacionavam com o mundo.

Hoje os professores dispõem de diversas opções tecnológicas para ampliar as  possibilidades em sala de aula, porém na maioria dos casos o professor não tem orientação básica ou conhecimentos em tecnologia para fazer acontecer na sua prática docente. Muitas vezes o professor até sabe utilizar um aplicativo, mas não vê aplicabilidade de uso para aprimorar suas aulas.

A tecnologia está à serviço do conhecimento dentro da escola, no vida social e afetiva do aluno,  deve estar evidente de forma equilibrada no planejamento da escola. Por isso o uso planejado e adequado das tecnologias em sala de aula, pode sim favorecer muito, tanto professor quanto aluno.

A “vida virtual” está em constante  substituição das vivências presenciais (através do uso de Smartfones e computadores), tal situação é direcionada através de incentivo mercadológico cada dia mais voraz, onde fabricantes e desenvolvedores de aparelhos eletrônicos e aplicativos focam suas novidades para que mais mais o ser humano fiquem “dependente” destas tecnologias. Este movimento acontecem a anos e tende a se intensificar mais, porém cabe aos pais e escola diferenciarmos o que é virtual do que é real. Desta forma o papel da escola é de fazer parte do mundo virtual, mas como uma instituição de transformação regrar este relacionamento pautando a ética, moral, cultura e conteúdo inerentes ao processo educativo. Existe outro(s) papel(is) que a escola deva assumir nessa relação?

Dentre as muitas formas de utilizar a tecnologia na sala de aula, iremos apresentar uma ferramenta que tem, no ponto de vista do Blog “Tecnologias Educacionais na Prática”, muito potencial para ser bem aceita e utilizada por alunos e professores. Todos sabem que a gigante da tecnologia Google é uma das maiores e mais criativas empresas do mundo, e como muitas gigantes investe na área educacional, pois sabem do potencial da educação para a transformação do mundo.

O Google desenvolveu o “Google Sala de Aula” ou “Google Classroom” em inglês. Esta ferramenta faz parte da “G suite for Education” que é um pacote de ferramentas de produtividade gratuitas para a colaboração em sala de aula.

O Google Classroom é um ambiente onde o professor pode organizar o seu conteúdo e interagir com seus alunos como se estivessem numa rede social, ampliando as possibilidades de interação e disponibilizando os materiais do professor de forma clara e organizado onde o aluno, de qualquer lugar, pode ter acesso, inclusive do seu Smartphone.

Nos próximos posts iremos dar mais detalhes sobre esta ferramenta, ampliando sua visão e fornecendo subsídios para os professores utilizarem de forma criativa e divertida, melhorando a interação dos seus alunos com os conteúdos.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário