Aprendizagem baseada em problemas X problematização

 Aprendizagem baseada em problemas X problematização….

Confesso que sofri para entender as diferenças entre estes “PROBLEMAS” e passei um bom tempo refletindo para compreender suas diferenças e como aplicar cada uma destas metodologias em diferentes contextos com objetivos distintos.

Para facilitar a compreensão destas abordagens, criei um esquema na imagem deste artigo, onde de forma bem sucinta diferenciamos a aprendizagem baseada em problemas(ABP) com a problematização. Caso queria se aprofundar um pouquinho mais no assunto, leia o artigo até o final.

Na aprendizagem baseada em problemas, as hipóteses são criadas pelos alunos antes do estudo propriamente dito, desta forma o professor procura estimular e considerar os conhecimentos que os alunos já possuem, por outro lado na problematização os estudantes analisam as prováveis causas do problema que será estudado onde envolverá suas relações na sociedade  e as hipóteses são criadas apenas após o problema ser estudado.

Na problematização os alunos sempre trabalham em grupos, considerando o Arco e Maguerez com a supervisão do professor, contudo na ABP o grupo inicia o reconhecimento do problema e retorna para rediscussão, não permanecendo o tempo todo junto necessariamente.

Na ABP os saberes são para resolver os problemas em um ambiente de laboratório ou relativos a práticas de exercícios,  e logo após o estudo individual os resultados são discutidos em grupos . Por outro lado, na problematização, os resultados necessariamente devem ter uma ação de intervenção na realidade do aluno.

Vale ressaltar que que a ABP não é simplesmente a solução de um problema que o professor propôs, nesta metodologia os os alunos enxergam as suas reais necessidades para um aprendizado significativo, onde tentam compreender o problema com uma visão mais crítica para aplicar e sintetizar informações ao problema, sendo assim esta metodologia fará com que os alunos  trabalhem efetivamente em grupo na melhor e mais adequada solução.

Se você achou este artigo interessante ou se de alguma forma ele lhe foi útil considere compartilhar nas suas redes sociais. Basta clicar nos botões abaixo. Você também pode deixar seu comentário abaixo para compartilhar a sua opinião sobre nosso post e/ou até mesmo deixar dicas que possamos ter esquecido.

 

Algumas das nossas sugestões para leitura

Link para e Book sobre tecnologias digitais Gratuito:https://amzn.to/2PfwUvc

Henderson Tavares

Professor por profissão e paixão, vive no mundo da lua buscando soluções para melhorar suas práticas pedagógicas e as vezes esquecer de dormir para ficar lendo um bom livro ou escrevendo suas ideias e soluções para problemas ainda não desvendados.

Doutorando em Engenharia de Computação pela UNICAMP, especialista em educação na área de concentração metodologia de educação a distância , graduado e licenciado em Informática . Possui ampla experiência com utilização de TICs no ensino fundamental, médio e superior. Apaixonado por tecnologias educacionais para a mediação pedagógica e metodologias ativas de aprendizagem.

 

 

Compartilhe:

One thought on “Aprendizagem baseada em problemas X problematização

Deixe um comentário