Chamadas de grupo com áudio e vídeo no WhatsApp

Você já pensou em fazer chamadas de vídeo e voz em grupo pelo WhatsApp com seus alunos? Ou estimulá-los a utilizar o aplicativo como recurso para discussões nos estudos com seus pares?

Recentemente foi liberado uma atualização para esta nova função, que estava liberada para os usuários da versão Beta do aplicativo. Chamada de vídeo e voz está disponível tanto para Android quanto para IPhone. No Brasil são mais de 120 milhões de usuários do WhatsApp, pela quantidade de usuários do aplicativo, certo que muitas das pessoas que você conheça façam uso dele.

Segundo o aplicativo, seus usuários gostam muito de fazer chamadas de voz e de vídeo no WhatsApp, o volume cresceu muito nos últimos anos, passam dos 2 bilhões de minutos por dia em chamadas. Tendo em vista tal gosto e uso deste recurso, as chamadas de voz e vídeo em grupo estão presentes no WhatsApp desde o dia 30/07/2018.

Você pode fazer uma chamada em grupo com até quatro pessoas no total, a qualquer hora e em qualquer lugar. Para isso, basta iniciar uma chamada de voz ou vídeo e tocar no botão “adicionar participante” no canto superior direito para adicionar mais contatos à chamada, simples e rápido. Para que a chamada em grupo aconteça, é preciso que as pessoas atendam as solicitações feitas.

              Chamada em grupo (Foto: Divulgação / WhatsApp)

A Chamada em Grupo possui criptografia de ponta a ponta e foi desenvolvida para funcionar da melhor maneira ao redor do mundo e em diversas condições de conexão, afirmam os desenvolvedores do App.

Outros aplicativos também oferecem recursos semelhantes, mas sabemos o poder e liderança do Whatsapp quando se fala em aplicativo de mensagens instantâneas.

Você já usou ou pensa em utilizar o Whatsapp em suas aulas como recurso extra? Tem alguma sugestão ou ideia de utilização dele ou repudia seu uso em ambientes escolares? Compartilhe conosco sua opinião/experiências com o aplicativo.

 

Henderson Tavares (Doutorando em Engenharia de Computação  – Unicamp)

Emerson Rodrigo Baião (Mestre em Educação – Unicamp)

Estéfano Vizconde Veraszto (Doutor – Coordenador de Pós-Graduação UFSCAR)

 

 

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário